Nosso Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o Cartão de Crédito Consignado

Tudo o que você precisa saber sobre o Cartão de Crédito Consignado

O Cartão Consignado é um ótimo produto de crédito, além de ser uma opção muito rentável para você, correspondente bancário. Neste artigo vamos te explicar um pouco mais sobre ele, para que você possa vendê-lo com segurança.

O que é o Cartão Consignado?

O Cartão de Crédito Consignado é como um cartão de crédito comum com a função de compras, porém ele tem a opção de sacar até 70% do limite em dinheiro. Esse cartão é exclusivo para aposentados, pensionistas e servidores públicos, e recentemente foi liberado para os beneficiários do BPC LOAS.

Limite de crédito

O Cartão Consignado é vinculado aos 5% de reserva de margem complementar do benefício. Sobre esses 5% os bancos aplicam um fator multiplicador para calcular o limite de crédito de cada cliente.

O limite de crédito liberado é de até 1,6 vezes o valor do benefício, conforme determinação da Instrução Normativa nº 107 do INSS.

Contratação

A contratação é feita sem burocracia e com a formalização 100% online. As instituições financeiras poderão cobrar até R$ 15,00 de taxa pela emissão do cartão. Caso seja do interesse do beneficiário, esse valor poderá ser parcelado em até 3 vezes. O valor da taxa poderá ser atualizado anualmente, de acordo com a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). É proibida a cobrança de taxa de manutenção ou anuidade, além de outras taxas administrativas.

Possibilidade de Saque

Com a opção de sacar até 70% do limite em dinheiro, o cartão consignado é uma ótima alternativa para os clientes que não possuem margem no crédito consignado. O limite é rotativo, ou seja, conforme o cliente for realizando o pagamento da dívida, o limite vai sendo liberado, sendo possível realizar o saque complementar.

Taxa de Juros

As taxas de juros do cartão consignado não poderão ser superiores a 3,06% ao mês, já a de alguns cartões convencionais pode chegar a 14% no mesmo período. A fatura é debitada no benefício ou contracheque, o que diminui o risco de inadimplência, assim as taxas se tornam menores que a de outros cartões de crédito.

Pagamento da fatura

Caso seja de seu interesse, o beneficiário poderá efetuar o pagamento total ou parcial da fatura. O banco seguirá debitando mensalmente o valor mínimo, que corresponde a 5% do benefício, até a quitação integral dos valores de compras ou saques. As instituições definem o fator de multiplicação (que pode variar de 25 a 27 vezes) para que o cartão seja quitado no prazo máximo do convênio, de acordo com as políticas de cada banco. Lembrando que, o prazo fica a critério do cliente que poderá optar por um parcelamento mais curto se desejar.

Agora que você já conhece mais sobre o cartão consignado e todos os benefícios que ele oferece aos seus clientes, fica mais fácil trabalhar com esse produto.

Não deixe de acompanhar o Blog da Sólida para ficar sempre por dentro das dicas e novidades.

Fale Conosco

Quer saber mais sobre nossos serviços ou como ser um Parceiro Sólida? Então fale com o nosso time de especialistas

Seja Parceiro